O filme baseado no best seller de Ziraldo, dirigido por Helvécio Ratton, lançado em 1994, dá vida aos clássicos personagens de "O Menino Maluquinho".
Maluquinho, interpretado pelo ator Samuel Costa, é um menino como outro qualquer de sua idade: brincalhão, alegre, esperto, bagunceiro, levado e que adora doces.
O personagem principal retrata um garoto de classe média, que vive com os pais, filho único, estuda em um colégio particular e os pais trabalham fora.
Alguns detalhes chamam a atenção de quem assiste, como as brincadeiras folclóricas, que eram muito populares até o final da década de 90, a presença de uma empregada que trabalha na casa até anoitecer e a ótima relação do personagem principal com seus pais, amigos e professora.
O filme também trata de questões tristes, muito comuns na sociedade brasileira, independente da classe social, como a separação dos pais e a perda de um ente querido.
Com um enredo divertido, o filme consegue prender a atenção do público do começo ao fim, despertando diferentes sentimentos ao longo da história, levando o espectador a entender que o personagem não era maluquinho, mas sim “um menino feliz”.