Aluno: Miguel Miranda Gaspar


Resenha do Livro Malala, a menina que queria ir para a escola


Escrito por Adriana Carranca, ilustrado por Bruna Assis, editora Companhia das Letrinhas, “Malala, a menina que queria ir para a escola” conta a história de Malala Yousafzai, uma menina que vivia no Paquistão e se tornou uma ativista na luta pelo direito das mulheres de estudarem.

Malala e sua família moravam em uma área linda e cheia de beleza. A garota vivia entre os corredores da escola e sempre alegre.

Até que um grupo de pessoas chamado Talibã começou a controlar a região, criando regras horríveis, como, por exemplo, que as meninas não poderiam ir para a escola.

Malala achou isso um absurdo, e começou a falar disso na internet.

Aqueles homens que haviam criado aquelas regras horríveis não gostaram nem um pouco do que Malala estava fazendo, então, certo dia, quando ela estava voltando para a sua casa, homens do Talibã pararam o ônibus de Malala e algo terrível aconteceu...

Embora seja uma história real e muito triste, Adriana Carranca, consegue adaptar a triste história de Malala a uma linguagem adequada para crianças e adolescentes, fazendo o leitor refletir sobre importantes questões e valores sociais, como o preconceito de gênero e a importância da liberdade.