O livro “O Curumim Pintor e outras histórias” escrito por Sânzio de Azevedo, publicado pela editora Fundação Demócrito Rocha, Fortaleza-CE, no ano de 2014, traz contos e lendas indígenas passadas no Ceará.
Na primeira história, “Como nasceu a Via Láctea” podemos conhecer os povos Tupis e Cariris, e o quê deu origem à Via Láctea.
No conto “O Curumim Pintor” conhecemos a história de um indiozinho, Itiberê, que trocava as brincadeiras de guerra por pincéis e tintas, e, com esses instrumentos, salvou o seu povo e deu origem ao colorido das aves.
A obra apresenta um repertório muito rico sobre a cultura indígena, tornando a leitura gostosa e atraente.
Contudo, devido a pouca familiaridade com algumas palavras indígenas, torna o entendimento um pouco superficial, exigindo do leitor algumas pausas durante a leitura para buscar o significado de algumas palavras. Sendo assim, o livro poderia trazer notas de rodapé nas páginas, explicando o significado das palavras que não são comuns no nosso dia a dia.
No geral, o livro deixa aquele desejo de querer conhecer mais e leva o leitor à imersão na linda cultura dos povos indígenas brasileiros.